quarta-feira, 1 de abril de 2009

E- Fólio A Psicologia do Desenvolvimento

Pergunta Nº2

Na psicologia do desenvolvimento podemos nos deparar com diferentes situações, sendo elas todas referentes ao desenvolvimento humano. É a ciência que estuda como os indivíduos mudam ao longo do tempo e os factores que influenciam ou produzem mudanças. Tendo ela várias sequências e fases no desenvolvimento de cada ser humano, dos quais ocorrem diferentes situações. Durante as diferentes fases podemos verificar diferentes progressos ou descontrolo, ou o não aparecimento de progressos, aí há que estar atento para poder encaminhar a criança, adolescente ou até adulto para receber ajuda especializada.
Não só os profissionais que lidam com as pessoas devem estar atentos, mas os familiares também, despertos para que não se deixe alastrar o problema, ao ser detectado precocemente o resultado da ajuda profissional é sempre mais eficaz.
Como está provado cientificamente, que o ser humano tem como função o aperfeiçoamento ao longo do seu desenvolvimento, daí se dar a ciência que estuda este processo filogénese.
Relacionando a psicologia do desenvolvimento com a educação ao longo da vida, começará pela ciência que estuda o ser humano desde a sua fase embrionária até adulto. Como já referi são algumas as etapas, pré - natal, neonatal do nascimento até mais ou menos um mês; infante 1- 12 meses; Toodler 1- 3 anos; pré - escolar 6-12 anos; adolescente 12- 18 anos em cada fase destas da nossa vida, há teorias que estudam o desenvolvimento humano, que nos leva aos porquês, do que somos, como chegamos a esse modo de ser e o que podemos fazer para nos aprimorar a nós mesmos.
Através da comunicação, os seres humanos são capazes de transmitir os seus pensamentos e sentimentos, captar informação emitida por outros, isto é, através da comunicação o individuo estabelece contacto com o meio em que vive. Assim a procura de identidade própria supõe também um reconhecer - se"como" os outros e um diferenciar - se"de" os outros, junto a este progressivo reconhecimento pessoal deverão potenciar - se, para a sua auto - afirmação e consolidação, como também elaboração de atitudes básicas de respeito, igualdade e complementaridade face aos outros.
Sabendo que a educação se reflecte num indivíduo tem também influência do meio onde vive, das pessoas que o rodeiam, quais as aprendizagens que são captadas desse meio, por sermos animais de habituação fazemos aquilo que nós vimos fazer, ou por rotina nos tem sido incutido com mais frequência, ou seja, há aprendizagem através da observação, imitação.
se o desenvolvimento a que se tem acesso for saudável, há maior probabilidade de haver uma educação mais positiva, se houver um deficie no desenvolvimento, ou seja, menos positivo ou saudável, pode surgir com maior probabilidade de disfunções psicológicas.
Há toda uma sequência de teorias que nos acompanham ao longo da vida no nosso desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário