quarta-feira, 1 de abril de 2009

E - Fólio A pergunta Nº3

Ditado Popular escolhido: "De pequenino se torce o pepino"


Sabendo a partida como é composto o desenvolvimento humano, o ser humano passa por várias fases, daí a minha escolha para o ditado acima referido.
Primeiro toda a criança precisa de um ambiente seguro e protegido onde se encontre uma relação, estável, previsível, reconfortante e protectora de quem a rodeia. Pois as relações consistentes que promovem o desenvolvimento, com algumas pessoas que lhe prestam cuidados, desde muito cedo e durante a infância são os marcos fundamentais para a competência emocional e intelectual, permitindo que a criança estabeleça um elo de conexão profundo que se desenvolve num sentido de humanismo partilhado, empatia e de compaixão.
As crianças precisam de limites estruturados e claros. Aprendem a construir pontes entre os seus pensamentos e sentimentos quando o seu mundo é previsível e respondente. Para alcançar estes objectivos, as famílias, ou pessoas responsáveis pelas crianças precisam de um ambiente e comunidades estáveis.
Cuidados apropriados, consistentes e profundamente envolventes de que a criança necessita para progredir através dos níveis de desenvolvimento, exigem adultos que sejam maduros, empáticos e emocionalmente acessíveis.
Sou da opinião que as regras são importantes desde muito cedo, ou seja, haver um limite, a criança começar a ter rotinas para identificar o que vai acontecer e de que forma vai ter que proceder perante as situações que lhe vão surgindo. Ao longo do tempo vão adquirindo o conceito do certo e do errado, ao lidar com os outros em diferentes situações.
Claro tudo isto dentro dos contextos sociais e históricos de cada individuo que transmite e aprende novos saberes. Sendo assim importante transmitir as regras da sociedade, (por exemplo, não roubar, não agredir, não difamar etc.), regras pessoais para interagir com os outros da melhor forma( ser gentil, cooperativo, prestativo, educado, não fazer distinção).
Por exemplo "Piaget(1932) acreditava que os princípios morais de uma pessoa dependiam do seu entendimento cognitivo de várias situações. A teoria do desenvolvimento moral de Piaget descreve como o raciocínio sobre situações morais muda conforme a criança se desenvolve." (O desenvolvimento da criança, Roberta M. Berns, pág.619).
Nunca é cedo para motivar a criança para o que é certo e para o que é errado, fazer sempre pela parte positiva, nunca pela negativa pois não estimula, Incentivar sempre de modo a fazer ver , que não deve fazer aos outros aquilo que não gosta que lhe façam a ela. Para que possa reflectir se acontecesse a ela como se sentiria.

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